Sobre

- Atualize-se sobre tudo o que há de novo neste mundo tecnológico. Fique sabendo de dicas, novidades e muito mais que envolve o mundo tecnologico. - A Ritz ainda oferece serviços especializados em informática como manutenção, montagem e venda de equipamentos de informática.

13/04/2013

Como funciona a segurança de envio de dados online (criptografia)

imagem de uol.com.br

A segurança na internet é algo cada vez mais falado, porque afinal, é cada vez maior o comércio online (ou chamado de e-comerce em inglês), só que aí surgem as dúvidas ao fazer o pagamento. Com sabedoria que existem crackers por aí tentando toda hora roubar cartões, as duvidas ao colocar seus dados na internet são muitas, mesmo se tratando de sites muito populares. Afinal, o que é que protege suas informações do caminho da sua casa até a loja?

O que realmente protege sua senha após ela sair do seu computador e entrar na internet é um tipo de codificação (criptografia). A criptografia codifica seus dados em um código enorme para que eles pareçam sem sentido. Praticamente todos os sites de comércio eletrônico utilizam a criptografia para proteger os dados de clientes.
O método mais utilizado é o da chave pública/privada, que consiste no seguinte:
O site te manda uma “chave pública”, então você (seu computador) pega esta chave e criptografa o dado (transforma em letras e números sem sentido), e para que este dado seja descriptografado (voltar ao estado normal), somente pode ser feito pela chave privada, que só se encontra em poder da loja.
Resumindo. Com este método, qualquer um pode criar um código, mas só quem vai saber o que significa é a loja, pois só ela tem a chave do seu código.
imagem de cert.br


Agora você deve se perguntar: Mas e se alguém pegar meu código e ficar tentando descobrir na base do chute? Pois bem, estes códigos são tão grande e tão complexos, que um computador normal levaria alguns milhares de anos (cerca de 100.000) para descriptografar seu código sem a chave privada, e isso para os códigos mais simples, de 64bit. Quanto mais bits, mais seguro.

E então estas senhas nunca serão e nunca foram quebradas.
Não, em 2001, um site chamado distributed.net conseguiu quebrar um código de 64bit da empresa RSA Security. Para este fato, foram usados 300.000 computadores durante 5 anos.

DICA

O problema de roubo de senhas e dados pessoais, como podem ver, não está na internet. Ele está no seu computador. E é nisso que os crackers focam, em tentar roubar sua senha antes que ela seja criptografada. Por isso sempre mantenha seu firewall ligado e seu antivírus atualizado. Não instale programas suspeitos e evite usar suas senhas e dados em computadores de lan houses, cyber cafés e computadores públicos.
Com estes poucos passos, você pode manter uma segurança quase impenetrável.

0 Pedidos:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou pedido de um serviço ou produto. Nesse caso deixe também um e-mail ou telefone para contato ou envie-nos um e-mail: ritzinformatica@gmail.com